sexta-feira, 23 de março de 2012

É ignorado o racismo no Brasil? É possível que á raiz da injustiça social esteja no racismo?

21 de março 2012 """33 anos de luta contra o racismo - O racismo no Brasil tem inúmeras facetas. É o sistema social econômico brasileiro racista??????? Racismo, um problema que desde a época colonial até hoje se expanda e piora, mesmo com todo o desenvolvimento econômico apontado pelos cálculos econômicos atuais. Infelizmente esta é á realidade da camada da população que vive de catar lixo, os que vivem jogados nas ruas, bêbedos, drogados ou enlouquecem talvez por desespero e falta de perspectivas. As heranças deixadas pela escravidão ainda estão cravadas a ferro e fogo nestes rostos, nas ruas das grandes das cidades as mímicas no rosto dos que perambulam na linha do destino imposto pela sociedade são sempre parecidas, falta de oportunidade, nenhum apoio, desqualificação profissional proveniente de uma infância ou adolescência sem muita chance. Os negros e os mestiços foram postos a margem da sociedade por uma sociedade racista que ainda detêm á economia do Brasil. Infelizmente esta mentalidade continua, e estes são os que menos têm chances, basta olhar em diversos setores de comando no Brasil, onde o poder reina a quantidade de mestiços ou negros que lá se encontram, e os índios?.... Dos 15 milhões de pessoas entrevistadas em 2011, a maioria afirmam que existe racismo no Brasil, 71 % diz que é evidente no local de trabalho, 68%,3 em relação a justiça e 65% nas relações sociais. Quando se nega o racismo no Brasil, se contribui para que a situação continue se escalando negativamente. Para continuar a sujeitar e dominar esta parcela da população simplesmente se ignora, para que passe despercebido. O censo do IBGE, em 2010 divulgar que a maioria dos brasileiros são de pele escura (negros/mestiços) são 50,7% da população, de cor branca são 47,7 da população, os indígenas 0,4% e amarelos 1,1%. Triste é saber que embora o Brasil viva um desenvolvimento econômico rápido, caminha lentamente em direção á injustiça social. Hoje se encerra a semana internacional da luta contra racismo, mas á luta continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário