Depois de ter lido um artigo sobre a revista francesa ELLE, resolvi reaver minhas lutas e me dedicar mais intensamente ás batalhas, me pronunciar oficialmente, me juntar aos que usam á internet para lutar. Passei dias lendo e analisando texto de Blogs de outras pessoas que se preocupam com o tema, com ás notícias sobre o assunto. Nesta caminhada percebi que não estou tão sozinho, o que achei ótimo, mas constatei fatos quase inacreditáveis em nosso milênio, as atrocidades morais e as violências cometidas pelos que partilham desta mentalidade, os racistas.
Existem países que vivem violentamente o racismo, onde o povo se confronta com este tipo de mentalidade sistematicamente, o Sudam, o povo é perseguido por pertencer a outra etnia, os que cometem as atrocidades, denominam seus massacres, de limpeza étnica, absurdo, Nova Zelândia e Austrália onde os mestiços e estrangeiros são discriminados, os nativos são oprimidos e continuamente dizimados. Na Europa as violências dos neo-nazistas são continuas, no Senado se discute a proibição deste partido, está havendo um retrocesso na Europa, por exemplo na Noruega, onde vimos no ano passado o massacre de muitos jovens em nome do racismo, e os contínuos assassinatos isoladas de muitos outros.
Me pergunto quando está mentalidade será banida de uma vez por todas.
Este tipo de mentalidade do ser humano, tal colocação do individuo, de pessoa para pessoa, são atitudes, a meu ver, que decorrem muitas vezes da arrogância e na maioria dos casos da ignorância, chegando a levar seres humanos a agirem como bestas (monstros).
Discriminação, Racismo e Preconceito, são temas que muitas vezes constrangem, é possivel, ou não querem tratar com á seriedade devida, para não correr o risco de eliminar de uma vez por todas, pois os que têm o poder de propor uma reflexão, interferir, intensivar á luta para eliminar este tipo de atitude oriunda da mentalidade doentia de algumas pessoas, se omitem, ou a usam para interesse próprio, distorcendo as situações e prejudicando, deixando que ocorram mais vítimas dos atos dos que compartilham desta mentalidade, que trazem em si ou se deixam contaminar. Se nos calarmos, ás gerações futuras continuaram sofrendo conseqüências e serão vítimas desta mesma mentalidade.
No Brasil ainda hoje, pessoas que têm pele escura são mostradas sempre a margem da sociedade e como fracassados, como vítima de si mesmo e não de uma sociedade injusta como é a do Brasil. Se continuarmos nos omitindo, causamos danos ainda maiores a auto-estima das gerações futuras que diariamente são confrontadas com tais exemplo negativos, sem saberem o verdadeiro motivo de tal situação, vivendo situações negativas e recebendo informações distorcidas que entram dia após dia pelo poderoso meio de comunicação que é ainda á TV, e são estes justamente, os que não têm acesso á internet, a maior parte da população, e também não a outros meios de comunicação (livros, revistas jornais) e de informações, pois são caríssimos e nem sempre comprometidos com a causa, á internet é um meio de comunicação democrático, que no Brasil ainda não pode fazer valer sua democracia, ainda vivemos a ditadura da comunicação, pois somente 57,8 milhões de pessoas tem acesso, para uma população de mais 190 milhões brasileiros (dados de 2011), é algo significantemente, portanto falta acesso a outros argumentos para que possam refletir, para que possam avaliar o que realmente acontece ao seu redor, absorvem os que é transmitido, sem que estejam preparados para argumentar. Uma total falta de respeito chegando a ser criminoso.
Esta frase abaixo, por exemplo. Devemos ou podemos nos se sentir ofendido?
"No Fashion Week já temos muitos negro costurando, muitos com mão de ouro, fazem coisas lindas, tem negros assistentes, vendedores por que têm que estar na passarela?"
Absurda realidade, se não tivesse lido em várias Blogs, talvez não tivesse acreditado. Inacreditável como pode existir tanta intolerância em relação à pessoa com outra cor de pele, de outra etnia, por ser gorda ou por ser portador de necessidades especiais, e á arrogância chega a ser repugnante.
Os conflitos étnicos no Sudam causam todos os dias inúmeras vítimas, na Noruega um neo-nazista massacrou inúmeros jovens não faz muito tempo. No Brasil o racismo causa morte de inúmeros jovens devido a falta de oportunidade e de respeito.
Os artigos sobre a revista francesa ELLE, me chamaram a atenção para á realidade que vivemos, que há possibilidade, é só se empenhar em buscar as alternativas, é só ser verdadeiramente conseqüente, e colocamos um basta muito rapidamente na intolerância e na arrogância dos que exercem o racismo no Brasil. A revista francesa ELLE, foi obrigada a retirar um artigo de sua Blog, demitir sua funcionaria e pedir desculpas pelo artigo que foi escrito.
O artigo da Blog da revista francesa na internet provocou um avalanche de indignações e manifestações de revistas concorrentes, Blogs americanas e jornais reagiram rapidamente, pressionando a chefe de redação, que teve que agir conseqüente e rapidamente.
Na Blog da revista ELLE francesa foi escrito um artigo, que segundo a chefe de redação, só estava querendo contemplar a elegância dos Obamas, porém o artigo foi escrito de uma forma racista e extremamente deselegante, o que custou a cabeça da autora do artigo e um pedido de desculpas através da TV pela chefe de redação. Foi questão de apenas alguns dias para se ter um resultado positivo, fruto de uma reação rápida e organizada, e de uma seriedade enorme.
O artigo tratava da elegância do casal Obama, dizendo que eles se adaptaram perfeitamente ao estilo do "branco", e que os rap com suas calças largas e os afro americanos que desfilam nas ruas no seu dia a dia, deveriam imitar o estilo de Michelle e Barak Obama, estas palavras causaram a retirada do artigo e a demissão imediata da autora e o pedido de desculpas da chefe de redação.
No Brasil um Sra. expõem sua mentalidade arcaica e racista em um grande Jornal, a Folha de São Paulo, e não houveram conseqüências, se desfaz de uma grande camada da população e nós nos satisfazemos apenas com uma declaração de pedido de desculpas, com frases que nos levam a pensar até que ponto foi mesmo um pedido de desculpas. Em meus ouvidos (melhor dizendo em meus olhos) não parece um pedido de desculpas. Ela diz, que colocaria as negras/pretas, se as agências enviassem modelos afro-descendentes que se adequassem ao perfil do tema do desfile, me pergunto se o que ela pretendeu dizer com estas palavras, foi mesmo o que li e entendi, se foi isto mesmo que ela falou para o jornalista ao telefone. Será que ela queria dizer, que afro-descendentes para trabalharem para ela, deveriam ter á pele branca como ela? Será que entendi errado? E fico mais ainda em dúvida, quando leio mais um frase em sua declaração, que me lembra uma das frases famosas de Fernando Henrique, quando ele disse ter o pé na cozinha, indiretamente na África, que não deixa de ser verdade, pois pelo menos mais que 50% da população brasileira se ajusta aos padrões adequados para se considerarem afro-descendente. Penso ter lido algo que não entendi ou passei por cima sem perceber, pois afinal o questionado foi á cor da pele, e não descendência. E ela por sua vez, procura esclarece o incidente, se dizendo descendente de africanos, que seu avô é negro, e assim ela está automaticamente se colocando como uma afro-descendente, e aí como é que ficamos? Então me lembro, que perfil era o tema. As pessoas de pele escuras não são compatíveis aos os temas que ela desenvolve? Não somos adequados ao perfil do tema? Ou não temos o perfil dos temas por ela desenvolvidos? Ou será que não temos o perfil dentro dos padrões de beleza exigidos por ela e seu público? E assim segue o racismo na mais conhecida Fashion Weer da America do sul, que é conhecida mundialmente também, e infelizmente, pelo racismo de seus estilistas, em São Paulo, no Brasil, dá pra entender?
Boa parte dos afro-descendentes já têm um alto poder de compra e já está chegando nas mãos de afro-descendentes no Brasil, sejam eles pretos, negros, mamelucos, morenos, cafuzos ou como quiserem se denominar. Portanto amores, mesmo que lentamente, estamos chegando, e exigimos respeito.
Para que desejos se tornem realidade é necessário ser conseqüente. Devemos ser conscientes e reivindicarmos mais possibilidades de formação profissional, para teremos melhores oportunidades e bons salários, dignidades nos locais de trabalho, punição severas aos atos de racismo, fazer valer á lei ao ser aplicada, maior isentivos fiscais para projetos voltados a reforçar á auto-estima - criação de mais projetos culturais, melhores condições de financiamento aos que querem abrir um negócio ou fundar uma empresa, pois serão novas oportunidades de empregos, e assim preparamos as bases para que nossas futuras gerações não se deixem oprimir como o que esta acontecendo com a nossa. Por medo de perder o emprego muitos não são verdadeiramente expressivos ou não emitem suas opiniões, se submetem a humilhações, pois querem trabalhar, muitos modelos e pessoas de pele escura em determinada posições se calam, se deixam menosprezar e oprimir, pois não querem por em risco suas atuais posições. Se faz necessário ser conseqüente, pois só com trabalho efetivos no presente podemos proteger as gerações futuras.
Inacreditável, para revista francesa ELLE, as conseqüências foram sérias e mais rápidas, com pedido de desculpa feito através da TV, quem sabe, certamente foi a repercussão e a reação rápida das vítimas. Quem sabe resultado de muita auto-confiança e auto-estima. Devido ao acesso rápido aos meios de comunicação, uma ação negativa se tornou positiva, pois chamou a atenção, propôs reflexões e reações, e mostram o quanto a auto-estima do afro-descendente e do próprio africano se fortaleceu. Pois agora só nos falta nos engajarmos mais e mais nesta luta, procurarmos meios de termos mais acesso a cultura e produzirmos também, e com mais confiança lutarmos para fazer valer nossa parte no poder econômico, na produção de cultura e por aí a fora.
Só através de medidas enérgicas e consequentes teremos o respeito devido.
Vamos celebrar uma primeira conquista mundial, pois muitas outras virão.
.